TÓPICOS EM ANÁLISE DO DISCURSO

Ementa: Fundação da Análise do Discurso. O caráter transdisciplinar da Análise do Discurso. Principais teóricos da Análise do Discurso. Formação discursiva. Memória discursiva, Arquivo e a priori histórico. Normatização e normalização discursiva. Saberes e Poderes no funcionamento discursivo. Análise do Discurso e ensino aprendizagem de línguas.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BAKHTIN, M./VOLOCHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.

________. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BONNAFOUS, S.; TEMMAR, M. Analyse du Discours et sciences humaines et sociales. Paris: Editions Ophrys, 2007

CANCLINI, N.G. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. (Ensaios Latino-americanos, 1).

COURTINE, J.-J. Discursos sólidos, discursos líquidos: a mutação das discursividades contemporâneas. In: SARGENTINI, V.; GREGOLIN, M. R. Análise do discurso: heranças, métodos e objetos. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

FERNANDES, C. A. Discurso e sujeito em Foucault. São Paulo: Entremeios, 2012.

GADET, F. e HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

GREGOLIN, M.R. J.-J. Courtine e as metamorfoses da Análise do Discurso: novos objetos, novos olhares. In: SARGENTINI, V.; GREGOLIN, M. R. (Org.). Análise do discurso: heranças, métodos e objetos. São Carlos: Editora Claraluz, 2008.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 1990.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008.

MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Campinas: Pontes, 2003.

MARTIN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.

ORLANDI, E. P. Gestos de Leitura: da história no discurso. São Paulo: Editora da Unicamp, 2010.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

______. Discurso: estrutura ou acontecimento. São Paulo: Pontes, 2002.

______. Papel da memória. In: Pierre Achard et al. Papel da memória. Campinas, SP: Pontes, 2007.

PÊCHEUX, M.; GADET, F. A língua inatingível: o discurso na história da linguística. Campinas: Pontes, 2004.